Dúvidas Comuns

As eleições para conselheiros do CRM-MG para o período 2023-2028 serão realizadas em nos dias 14 e 15 agosto, das 8 às 20 horas, exclusivamente pela internet.

Ao votar nas eleições para o CRM, o médico estará escolhendo quem o representará no seu respectivo Conselho Profissional. Como se sabe, os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos defensores da Ética e responsáveis pela regulamentação e fiscalização do exercício profissional.

Sim. Desde que o médico não seja exclusivamente militar, esteja inadimplente, do mesmo modo profissionais que não estejam em pleno gozo de seus direitos. Mas atenção somente poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM-MG, quanto a débitos de qualquer natureza, até o dia 7 de agosto de 2023. Para saber sobre a sua situação acesse eleicoescrms.org.br/MG

1) Para realizar o procedimento de votação, nos dias 14 e 15 de agosto, das 8 às 20 horas, você deverá acessar, por tablet, celular ou computador, o endereço na internet eleicoescrms.org.br/MG

2) Na página do sistema de votação constará o nome do seu CRM. Durante o período de andamento da eleição clique no botão “Votar”.

3) Em seguida, identifique-se inserindo seu CPF no campo designado. Feito isso, clique em “Continuar”.

4) Você será direcionado para uma nova tela de autenticação, onde irá constar seu Número de Inscrição CRM e seu nome como eleitor ou eleitora. Selecione uma dentre as formas de identificação disponíveis, sendo elas: Entrar com certificado digital; Entrar com certificado em nuvem; Receber PIN por e-mail ou SMS; ou Entrar com biometria facial.

Caso tenha selecionado a biometria, será necessário a câmera de seu celular ou computador. Dê preferência a locais com boa iluminação.

Clicando em “Receber PIN por e-mail ou SMS”, você será direcionado para uma nova tela, onde deverá escolher em qual contato deseja receber o seu PIN. Selecione o contato e clique em “Enviar PIN”. O próximo passo é inserir o PIN de 6 dígitos recebido no campo designado. Após isso, clique em “Continuar”.

5) Será aberta uma nova página, informe sua data de nascimento como segundo fator de autenticação e clique em “Continuar”.

6) Feita a autenticação você será direcionado à cédula de voto, selecione a opção Chapa 1 Defesa Profissional Fale 33 - Experiência e Inovação. Clique em ”Prosseguir”.

7) Você verá uma tela de confirmação, mostrando qual opção foi selecionada. Verifique se as informações estão corretas e clique em “Confirmar”. Seu voto só será computado após essa ação.

8) Realizada a confirmação, seu comprovante de voto aparecerá na tela. Você poderá salvá-lo ou imprimi-lo.

O médico que estiver inscrito em mais de um Conselho Regional de Medicina deverá votar em pelo menos um deles, justificando nos demais.

As eleições no CRM são organizadas por chapas previamente registradas, assegurando-se que os seus membros se enquadrem nos critérios de elegibilidade e compatibilidade com o cargo. Por isso são exigidos vários documentos, tais como antecedentes éticos, criminais, em tudo se assemelhando com os critérios da Lei da Ficha Limpa. Assim o médico escolhe a chapa de sua preferência conforme os membros que a compõem.

A) O conselheiro tem a missão de orientar os médicos, quando assim solicitado, para orientações informais que surgem no dia-a-dia do exercício profissional. A sua experiência, tanto na atividade médica quanto na atividade conselhal, tem fundamental importância neste aspecto. Contudo, quando a orientação tem o caráter da formalidade, a consulta deverá ser redigida e encaminhada ao CRM que designará um conselheiro para estudar o assunto e elaborar um Parecer que será discutido, aprovado ou modificado em reunião de pelo menos mais 10 conselheiros, para finalmente representar a manifestação oficial do CRM sobre a matéria.

B) O conselheiro também elabora os relatórios de Sindicâncias instauradas para apurar qualquer fato que seja denunciado ao CRM. Esta é uma obrigação legal, cuja finalidade é analisar preliminarmente, se existem indícios de possível infração ética cometida pelo médico denunciado, cujo relatório será também objeto de análise por mais 5 conselheiros. O resultado desta análise é o arquivamento da denúncia – o que ocorre em aproximadamente 70% delas – ou a instauração de um procedimento formal que é o Processo Ético Profissional (PEP).

C) Finalmente, o Conselheiro elabora os relatórios dos PEPs para a sessão de julgamentos, quando o médico denunciado poderá ser apenado (50% dos casos) ou absolvido.

A Chapa 1 Defesa Profissional Fale 33 - Experiência e Inovação é composta de 20 médicos efetivos e 20 médicos suplentes. São profissionais de várias especialidades e de diferentes regiões do estado, todos reconhecidos por terem carreiras consolidas na ética e alta qualidade profissional.

O voto nas eleições online do CRM-MG, dos dias 14 e 15 de agosto, é obrigatório. Porém, somente poderão votar os médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM-MG, quanto a débitos de qualquer natureza, até o dia 7 de agosto de 2023. Para saber sobre a sua situação acesse eleicoescrms.org.br/MG